Considerado a principal causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma faz 2,4 milhões de novas vítimas anualmente no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O glaucoma é uma condição capaz de afetar os olhos, causando danos ao nervo ocular e fazendo com que o paciente tenha seu campo visual reduzido aos poucos. Se o glaucoma não for tratado, o paciente pode ser levado à cegueira.
Uma das maiores queixas dos pacientes portadores de Glaucoma é o uso excessivo de colírios em horários específicos, o que compromete suas rotinas diárias, ou muitas vezes faz com que sua complexidade dificulte o controle da doença. O Istent, dispositivo nanotecnológico, faz com que o uso de colírios diminua, ou em alguns casos, seja extinto.
Todo e qualquer tipo de tratamento para o glaucoma, seja ele cirúrgico ou não, tem um único objetivo: controlar a pressão intraocular (PIO).
A técnica cirúrgica para implantar o dispositivo Stent é micro invasiva, isto é, feita através de micro incisão, garantindo maior segurança na operação. Muitas vezes, para que o paciente não seja submetido a dois atos cirúrgicos, opta-se por fazer a chamada cirurgia combinada: facectomia (cirurgia de catarata) + Tratamento micro invasivo para glaucoma (implante de Istent).
A implantação de um Stent para tratar o glaucoma pode melhorar a qualidade de vida do paciente, além de reduzir os custos com medicações a médio e longo prazo.
Tem mais dúvidas sobre saúde ocular? Entre em contato conosco!